Exposição Pictogramas+Iconografias



Pictogramas+Iconografias

Inaugurou no dia 14 de Maio, no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, a Exposição Pictogramas+Iconografrias.
Iniciativa dinamizada por Rute Rosa e Ana Loureiro com um grupo de alunos do 8º e 9º ano e a coordenação do professor Francisco Silva, Pictogramas+Iconografias apresenta como objectivo principal valorizar a relação Escola–Museu. O projecto foi desenvolvido, ao longo do ano lectivo, no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade Lusófona de Lisboa, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina do concelho das Caldas da Rainha.
Um interessante conjunto de serigrafias é o resultado do trabalho dos alunos, que desenvolveram uma série de registos gráficos identificados com diferentes elementos iconográficos patentes no acervo do Museu da Cerâmica e também da Casa-Museu San Rafael. Partindo das peças em exposição nos Museus, as serigrafias foram criadas tendo por base a sua observação nas visitas realizadas e a transposição para o desenho, bem como os pictogramas para os espaços públicos do exterior/Jardim do Museu da Cerâmica.
O acto inaugural contou com a presença dos alunos intervenientes e com significativa representação da comunidade escolar, na pessoa dos seus professores e dos familiares que acompanharam os jovens e apreciaram os seus trabalhos, os quais se mostram devidamente documentados com as peças que os inspiraram e lhes deram origem.
Convidam-se todos os interessados a visitar esta exposição que fica patente ao público até dia 23 de Junho de 2011, no horário normal do Museu da Cerâmica, de Terça-feira a Domingo, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas.
 


 


Há Bichos no Jardim
Mostra constituída por peças de grande dimensão, criadas por Rafael Bordalo Pinheiro, destinadas ao exterior e que se apresentam no Jardim do Museu da Cerâmica.
Os grandes animais bordalianos, durante o Inverno foram expostos na sala de exposições temporárias à espera que o tempo melhorasse. Agora estão de regresso ao jardim do Museu sendo mais um atractivo para os visitantes.

Pictogramas e Iconografias



Museu da Cerâmica
Pictogramas e Iconografias
14 de Maio de 2011


No Sábado, dia 14 de Maio, às 15h30, é inaugurada no Museu da Cerâmica a Exposição Pictogramas e Iconografrias.
Esta exposição de serigrafias desenvolvidas por um grupo de alunos do 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina do Concelho de Caldas da Rainha tem como objectivo principal valorizar a relação Escola – Museu.
As serigrafias são a conclusão do trabalho dos alunos que desenvolveram um conjunto de registos gráficos direccionados para os diferentes elementos iconográficos patentes no acervo do Museu. Foi criada uma analogia entre as serigrafias e o espólio museológico, bem como pictogramas para os espaços públicos no exterior/Jardim do Museu da Cerâmica.
A inauguração terá a representação dos alunos intervenientes, seus professores e comunidade escolar, ficando patente ao público até dia 23 de Junho de 2011, no horário normal do Museu, de Terça-feira a Domingo, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas.