O Museu da Cerâmica abriu ao público no dia 4 de Fevereiro de 2011, na Sala de Exposições Temporárias, uma Exposição de Olaria dos séculos XIX e XX.
Trata-se de uma mostra que reúne um conjunto de mais de 60 peças de olaria da região das Caldas da Rainha e de outros centros oleiros do País, nomeadamente Mafra, Barcelos, Nisa, Estremoz e Molelos.
Esta mostra visa contemplar uma temática muito procurada pelo público que visita o Museu, sublinhando-se o carácter utilitário das peças, pela diversidade de formas e de funções apresentadas e mesmo das marcas de uso visíveis. A par da sua funcionalidade, dá-se ainda relevo à variedade de vidrados verdes, castanhos, cor-de-mel ou à simples terracota. A singeleza e funcionalidade de cada objecto apelam ainda à beleza das formas e remetem para a significativa colecção de olaria que o Museu da Cerâmica conserva, a documentar práticas do quotidiano.
A exposição ficará patente ao público, no horário habitual do Museu da Cerâmica, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas, de 3ª Feira a Domingo até 30 de Abril.